EQUIPE | team
english text below
A Residência São João é um projeto independente e sem fins lucrativos, criado e gerido por artistas. Foi fundada em 2012 por Antonio Sobral, que convida uma série de colaboradores para a curadoria e produção da residência. Atualmente, o artista colabora com Ynaiê Dawson na coordenação da Casa Figueira e da residência Verãozão, e com a Veronica Daniela Cerrotta nas residências Somsocosmos. Participaram da co-curadoria de projetos, em nossos mais de 10 anos de história: Amanda Costa, Daniel Jablonski, Flora Rebollo, Marina Marchesan e Ruli Moretti.
DIREÇÃO E CURADORIA
ANTONIO SOBRAL
1985, São Paulo. Vive e trabalha na Fazenda São João, em São José do Vale do Rio Preto/RJ
Antonio Sobral cresceu no Rio de Janeiro, é artista multidisciplinar e produtor rural. É místico e se interessa por formas de solidariedade, ecologia e autoconhecimento, entrelaçando os campos da arte e da politica. Frequentou a EAV Parque Lage durante 13 anos, trabalhou no ateliê de Rubens Gerchman e foi assistente de Adriana Varejão. Estudou cinema experimental na Sorbonne, em Paris. Realizou exposições individuais (galerias Avalancha, Buenos Aires, D-concept, São Paulo, Neon chocolate, Berlim...) e coletivas (Dumbo arts center, NY, Yapeyu, Buenos Aires...). Participou de feiras de edição independente com seus livros de artista (Libros Monstruo, Madrid, MOCA, Los Angeles...). O seu trabalho em artes visuais integra coleções como a Archiv für Künstlerbücher (Munique) e a coleção Luiz Muznik (Pinacoteca de São Paulo).
É fundador da Residência São João e da Deep editora, situadas na fazenda São João, na região serrana do Rio de Janeiro, onde vive desde 2013. Em 2018 realizou a exposição multimídia “Pulsa, significante", no espaço Saracvra, um projeto épico com um mês de duração, que ocupou 3 andares e envolveu 50 convidados e colaboradores. Integrou o duo musical “Los pajaritos”, com Antonio Farinaci e recentemente lançou o seu primeiro disco solo, “Marulho”, com produção musical de Vitor Wutzki, pelo selo desmonta. "Marulho" foi apresentado em diversas cidades do Rio, com apoio do governo do estado, e em Dezembro será apresentado em São Paulo, nos espaços Cratera, Leviatã e Tectonica. Recentemente o artista tem se dedicado a realizar desenhos e pinturas em diversos formatos, assim como à curadoria e produção da Residência São João, que conta com varios novos parceiros e projetos.
http://ditto.fm/marulho // https://lospajaritos.bandcamp.com // YouTube channel // Desenhos @antoniosobral_miau (insta)
CO-CURADORIA: CASA FIGUEIRA
YNAIÊ DAWSON
1979, São Paulo. Vive na Fazenda São João, em São José do Vale do Rio Preto/RJ.
Artista e amante da cozinha, faz parte do coletivo carioca OPAVIVARÁ! desde 2013, desenvolvendo ações e exposições em espaços públicos e instituições como museus, galerias, bienais de arte e festivais ao redor do mundo, com destaque para MAC Niterói (RJ), Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre), TATE Liverpool (UK), Guggenheim Nova York (USA), Dunedin Public Art Gallery (Nova Zelândia), Womad Festival (UK) e as Bienais de São Paulo (2016), Havana (2015) e Taipei (2014).
Fundou junto com as chefs cozinheiras Rosa Branca e Rebecca Lockwood o projeto "Cozinha Radicante", que investiga as fronteiras entre a arte e a culinária através de laboratórios de pesquisa, workshops, exposições e cursos, com destaque para a mostra Cookbook 19' no La Panacée, em Montpellier (2019), com curadoria de Nicolas Bourriaud e Andrea Petrini.
Formada em fotografia na UNESA, Rio de Janeiro, pós-graduada em Mídia na Slade School of Fine Arts, Londres e possui Mestrado em Filosofia Estética na Universidade Nova de Lisboa. Fez a Escola Independente Maumaus, em Lisboa e foi aluna e professora na EAV Parque Lage, no Rio de Janeiro. Entre 2001 e 2009 foi assistente dos artistas Tunga, Miguel Rio Branco, Pedro de Moraes (Rio de Janeiro), Jocelyn Bain-Hogg (Londres) e da dupla João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira (Lisboa).
CO-CURADORIA: SOMSOCOSMOS
VERONICA DANIELA CERROTTA (co-curadoria Somsocosmos, 2019 - )
1982, Buenos Aires. Vive na Fazenda São João, em São José do Vale do Rio Preto/RJ.
Veronica Daniela Cerrotta é artista sonora, música e compositora. Graduada em Música pela Escuela de Música Juan Pedro Esnaola (AR), com especialização em piano. Estudou Artes Visuais na Universidad Nacional de las Artes (AR). Paralelamente a seus estudos formais, frequentou diversos cursos e seminários de produção musical, gravação sonora ao vivo e em estúdio, poesia sonora, composição electroacústica e gravação de campo, entre outros.
Seu trabalho é baseado no uso de gravações de campo e oscila entre a música experimental e a paisagem sonora. Em 2021 ganhou o terceiro prêmio do Concurso Internacional de Rádio, 60 Sec Radio. Participou dos Festivais Novas Frequências (RJ 2021) e Pequenas Sessões (BH 2022). Desde 2019, tem lançado seus trabalhos de fieldrecording e música experimental pelo selos Impulsive Habitat (UK / PT / AR), Green Field Recordings (PT), Música Insólita (Brasil), Pakapi Records (AR) e Sello Postal (AR). É membro de a.hop, uma banda internacional cujo objetivo é apresentar composiçoes e ideias inovadoras. Já se apresentaram nos Audiograft Festival (UK) e Roam Festival (UK), no Museo del Estallido Social (CL) e na Radio Tsonami (CL). Lançaram seu primeiro álbum pelo selo SUPERPANG (IT). Em outubro de 2022 se apresentaram ao vivo, pela primeira vez, na 21 edição do Laussane Underground Film & Music Festival (CH), no Theater neben dem Turm (DE) e no Klankhaven (BE). Várias de suas peças solista foram publicadas em compilações da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Inglaterra, Itália, México e Peru. Desde 2018 mora em São José do Vale do Rio Preto, onde trabalha com gravação de campo, desenho e composiçao sonora.
www.veronicadaniela.bandcamp.com
2016-2019: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA, CO-CURADORIA E IDENTIDADE VISUAL
AMANDA COSTA
1985, Rio de Janeiro. Vive e trabalha entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Amanda Costa é poeta, artista visual, designer e cenógrafa. Estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou o livro Ser é star (diversas técnicas, pela Deep editora), o livreto Mestiçagens (serigrafia), ABC (tipografia) e a zine Pepeka Danada (risografia). Participou de feiras de publicação no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Lisboa. Nas artes visuais seu trabalho permeias questões da linguagem, da impressão, do território, da paisagem, da espacialidade, da temporalidade, do percurso e da propriedade. Participou de exposições/performances coletivas e individuais em Paris (Sens'art Lab), Tóquio (Tokyo Design Week), Montemor-o-Novo (Oficinas do Convento), Belo Horizonte (Benfeitoria) e Rio de Janeiro (Atelier Sanitário, Galeria Despina e Comuna). É uma das integrantes do Atelié Z, coletivo de criação e fabricação de design de móveis. Trabalha também com arte em produções áudio-visuais. Colabora na Deep editora.
2012-2016: ARTISTAS-CURADORES CONVIDADOS
DANIEL JABLONSKI (co-curadoria 2013-2014)
1985, Rio de Janeiro.
Daniel Jablonski é artista visual, professor e pesquisador independente. Sua produção multifacetada, conjugando teoria e prática, investiga o lugar do indivíduo na formação de novas mitologias e discursos do cotidiano. Suas obras já foram vistas em exposições individuais e coletivas no Brasil e na América Latina, notadamente no Instituto Tomie Ohtake, no Centro Cultural São Paulo e no Paço das Artes (SP), no Espaço Cultural do BNDES (RJ), na Fundação Iberê Camargo (RS), bem como na Universidade Torcuato Di Tella (Buenos Aires) e na Fundación ArtNexus (Bogotá). Seus escritos, incluindo entrevistas, traduções e ensaios, podem ser encontrados em revistas de literatura, como Serrote (Instituto Moreira Salles), revistas de arte como Amarello e Octopus Notes (Paris), e ainda publicações acadêmicas, como Concinnitas (pós-graduação em artes UERJ) e Poiésis (pós-graduação em filosofia UFF-Rio). Nos últimos anos, ganhou vários prêmios em feiras de arte e salões nacionais e foi indicado para um dos mais prestigiados prêmios de arte do Brasil, o Prêmio PIPA, bem como o Programa de Bolsas e Comissões do Cisneros Fontanals Art Foundation (CIFO). Foi também premiado com uma residência no Lugar a Dudas em Santiago Cali, Colômbia, pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro), onde lecionou por quatro anos. Atualmente vive e trabalha entre Rio de Janeiro e São Paulo e leciona no Museu de Arte de São Paulo.
https://www.danieljablonski.org
FLORA REBOLLO (co-curadoria 2012-2014)
1983, São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.
Flora Rebollo é formada em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo com intercâmbio na École des Beaux Arts de Lyon, França.
Desde 2009 expõe em mostras coletivas, destacando-se: ‘V Salão dos Artista sem Galeria’ na Zipper Galeria e Casa da Xiclet em São Paulo em 2013, ‘XI Bienal do Recôncavo’ em Salvador, ‘Espiroidal’ na Galeria Carmen Sandiego em Buenos Aires em 2012, ’14 Semana de Fotografia de Ribeirão Preto em 2011, ‘Measuring Distances’ na Galeria Fauna em São Paulo e ‘Espacialidades’ na Central Galeria em São Paulo em 2010 e o ‘Prêmio Energias na Arte’ no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo em 2009. Em 2012 participou de sua primeira exposição coletiva fora do país na Galeria Carmen Sandiego em Buenos Aires e foi ganhadora do Grande Prêmio da ‘XI Bienal do Recôncavo’ através do qual realizou em setembro de 2013 uma residência de um mês em Milão, Itália.
Integrou durante 5 anos o Grupo Hóspede com o qual participou de diversas mostras e projetos pelo país. Dentre as atividades desenvolvidas com o grupo destacam-se o projeto ‘Laboratório Hotel’ - formação de centro de estudo e residência no Largo da Batata em São Paulo - patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura em 2007, além das seleções em iniciativas como o ‘Programa de Exposições’ do Centro Cultural São Paulo e a ‘Temporada de Projetos’ do Paço das Artes. Paralelamente, realiza trabalhos em criação de figurino para cinema e televisão desde 2008.
http://cargocollective.com/florarebollo
MARINA MARCHESAN (co-curadoria Somsocosmos 2017 + identidade visual Somsocosmos 2017-2019)
1988, São Paulo. Vive e trabalha em São Paulo.
Marina Marchesan, cresceu em São Paulo e morou 8 anos no Rio de Janeiro onde se formou na UFRJ (Artes Visuais). O trabalho de Marina concentra-se essencialmente na produção de fanzines, para os quais produz fotografias e utiliza recursos do design gráfico e da criação literária, além de pesquisa e apropriações diversas. Recentemente teve o seu fanzine "Chance ao acaso" impresso em risografia com o apoio do PROAC-SP. Marina trabalhou e colaborou com diversos espaços e iniciativas independentes, que incluem o Projecto Múltiplo (SP), o Espaço Saracura (RJ), a residência Capacete (RJ) e o Despina/Largo das artes (RJ). Atualmente reside em São Paulo onde desenvolve trabalho artístico e trabalha como freelance em design gráfico e na Edições Aurora, editora de publicações independentes. Marina é também DJ e astróloga amadora.
http://cargocollective.com/marinamarchesan/
RULI MORETTI (co-curadoria 2012-2014)
Curadora paulista baseada em São Luís do Maranhão.
***
We are an independent, not-for-profit, artist-run project. The residency was founded by Antonio Sobral in 2012, who still runs the residency, together with invited artists and curators. Presently, Ynaiê Dawson is collaborating with the Figueira house and the Verãozão residency, and Veronica Cerrotta with the Somsocosmos residencies. Past collaborators include: Amanda Costa, Daniel Jablonski, Flora Rebollo, Marina Marchesan and Ruli Moretti.
CURATION & DIRECTION
ANTONIO SOBRAL
1985, São Paulo. Lives and works at Fazenda São João.
Antonio Sobral is a mystic (with a weak for riots). He grew up in Rio de Janeiro where he worked for Adriana Varejão and in Rubens Gerchman´s studio; he studied Cinema in the Arts departement of the Paris 1 Sorbonne University in Paris. His intimate work flows in film, drawing, gardening and poetry. His work was shown internationally in places such as galeria Dconcept (São Paulo) and Carmen Sandiego galeria (Buenos Aires), was published in books such as Berlin What? (Berlin), magazines/fanzines such as O Amarello (São Paulo) and is part of collections such as Archiv für Künstlerbücher (Munich) and the Luiz Muznik collection (São Paulo state Pinacotheque) . Paralelly, Sobral has been creating frames for collaborative art, food and thought production in different contexts. He is the founder of the São João Residency and the Deep publishing house. His last exhibition was "Pulsa, significante" at Espaço Saracvra in Rio de Janeiro. In 2022 he released his record "Marulho" on streaming platforms, and toured the southeast of Brazil. In 2023 the artist gave lectures about the residence in Cdmx/MX, Kobe/JP and São Paulo/BR.
https://www.youtube.com/@antoniosobral6966 // https://desmonta.bandcamp.com/album/marulho
CO-CURATION: CASA FIGUEIRA
YNAIÊ DAWSON
1979, São Paulo. Lives and works at Fazenda São João, São José do Vale do Rio Preto/RJ.
Member of art collective OPAVIVARÁ! (www.opavivara.com.br) and coordinator at Casa Figueira. Her recent research is focused on food as a central element in our daily rituals and crucial in determining our choices, be they social, political, environmental or even aesthetic. Food is seen as a means to bring people together, around a community or collectivity, in order to come up with alternative and sustainable ways to live, occupy and share. Has largely exhibited with OPAVIVARÁ!, including Tate Liverpool, Guggenheim NY, Taipei, Havana and São Paulo Biennials as well as in galleries, museums and festivals worldwide.
CO-CURATION: SOMSOCOSMOS
VERONICA DANIELA CERROTTA
1982, Buenos Aires. Lives and works at Fazenda São João, São José do Vale do Rio Preto/RJ
Argentinian sound artist, musician and composer. She lives in the countryside of Rio de Janeiro, where she works with field recording, sound design and sound composition.
Her work is based on the use of field recordings and oscillates between experimental music and soundscape, focusing on listening and everyday landscaping.
In 2021 she won the third prize of the International Radio Competition, 60 Sec Radio. She participated in the Novas Frequencias and Pequenas Sessões Festivals. (Brazil 2021 / 2022). Since 2019, she has released her fieldrecording and experimental music works by Impulsive Habitat (UK / PT / AR), Green Field Recordings (EN), Música Insólita (Brazil), Pakapi Records (AR) and Sello Postal (AR). She is a member of a.hop, an international band whose aim is to present compositions and innovative ideas. They have performed at the Audiograft Festival (UK) and Roam Festival (UK), Museo del Estallido Social (CL) and Radio Tsonami (CL). They released their first album on the SUPERPANG label (IT). In October 2022, they played live for the first time at the 21st edition of the Laussane Underground Film & Music Festival (CH), and at the Neben dem Turm Theater (DE). Several of her solo pieces have been published in compilations of Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Spain, England, Italy, Mexico and Peru.
www.veronicadaniela.bandcamp.com
CO-CURATION, PRODUCTION AND VISUAL IDENTITY 2017-2019
AMANDA COSTA
1985, Rio de Janeiro. Lives and works at Fazenda São João.
Amanda Costa is a poet, visual artist, designer and set designer. She studied architecture at the Federal University of Rio de Janeiro. She published the book Ser é star (several techniques, by Deep editora), the little-book Mestiçagens (silkscreen), ABC (typography) and the zine Pepeka Danada (risography). Amanda participated in publishing fairs in Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia and Lisbon. In the visual arts, her work is permeated by issues of language, print, territory, landscape, spatiality, temporality, walking and property. She participated in exhibitions and performances (collectives and individuals) in Paris (Sens\'art Lab), Tokyo (Tokyo Design Week), Montemor-o-Novo (Oficinas do Convento), Belo Horizonte (Benfeitoria) and Rio de Janeiro (Galeria Despina e Comuna) . She is one of the members of Atelié Z, collective of creation and manufacture of furniture design. Amanda also work with set design in audio-visual productions, collaborate with Deep editora and coordinated the São João residency.
2012-2016: GUEST ARTIST-CURATORS
DANIEL JABLONSKI (co-curation 2013-2014)
1985, Rio de Janeiro. Lives and works between Rio de Janeiro and São Paulo.
Daniel Jablonski is a visual artist, professor and independent researcher. His multifaceted output, combining theory and practice, investigates the role of the individual in the construction of modern mythologies and discourses of everyday life. His works have been seen in solo and group shows in Brazil and Latin America, notably at Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural São Paulo, Paço das Artes (São Paulo), Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre), Centro Cultural BNDES (Rio de Janeiro), as well as Torcuato Di Tella University (Buenos Aires, Argentina) and Fundación ArtNexus (Bogotá, Colombia) His writings, including interviews, translations, essays and critical reviews, can be found in literature magazines such as Serrote (Instituto Moreira Salles - RJ), art magazines Amarello (São Paulo) and Octopus Notes (Paris), but also in academic journals such as Concinnitas (postgraduate studies in art UERJ) and Poiésis (postgraduate studies in philosophy UFF-Rio). In the last few years, he won several acquisition prizes at national art shows and fairs, and was nominated to one of the most prestigious Brazilian art prize, Prêmio PIPA, as well as the Cisneros Fontanals Art Foundation (CIFO) Grants and Commissions Program. He was also awarded with a residency at Lugar a Dudas in Cali, Colombia, by the Parque Lage School of Visual Art (Rio de Janeiro), where he taught for four years. Daniel currently teaches Art History at MASP - Museu de Arte de São Paulo.
https://www.danieljablonski.org
FLORA REBOLLO (co-curation 2012-2014)
1983, São Paulo.
Graduated in Visual Arts at the University of São Paulo (USP), having made one of year of exchange with the École des Beaux Arts in Lyon, France. Was for 5 years part of the Hóspede group, together with the artists Erica Ferrari and Carolina Caliento. Has recently taken part of the XI Reconcavo Biennale, where she was awarded the Grand Prize grant for a specialization in Europe. Parallelly, she has been doing costume design for film and TV since 2008.
http://cargocollective.com/florarebollo
MARINA MARCHESAN (co-curation Somsocosmos 2017 + Somcosmos visual identity 2017-2019)
1984, São Paulo. Lives and works in São Paulo.
Marina Marchesan, our new member, grew up in São Paulo and lived 8 years in Rio de Janeiro where she graduated at UFRJ (Visual arts). Her personal work consists mainly on fanzines created with photography, research, text and appropriation. She recently had her fanzine "Chance ao acaso" printed in rizography with funding from PROAC-SP. Marina has been working with independent spaces and projects, including "projeto Múltiplo" (RJ), Saracura space (RJ), Capacete (RJ) and Despina/Largo das artes (RJ). Since the beginning of this year, she is back in São Paulo working as an artist and freelance graphic designer. Marina is also an amateur DJ and astrologist.
http://cargocollective.com/marinamarchesan/
RULI MORETTI (co-curation 2012-2014)
Ruli Moretti is an independent curator based in Belém.